
Descrição
Nossa Senhora do Desterro
Na ilha de Nossa Senhora do Desterro, atual Florianópolis, José Mercúrio procura por sua desaparecida esposa, Maria da Revelação, em uma das muitas praias esquecidas daquele misterioso lugar. Entre delírios e constatações, sua sanidade é colocada à prova por fantasmas de um passado recente, onde é confrontado pelos conceitos implícitos nas palavras: amor, culpa e pecado.
Na tríade de seus protagonistas, a história se desenrola de forma onírica e sobrenatural, exaltando a rica cultura açoriana da ilha — com suas bruxas e bruxedos — numa teia dramatúrgica que remete às tramas das rendas de bilro, ferramenta de tear trazida de Portugal para a nova colônia. Essa estrutura narrativa evoca também a força das mitológicas parcas gregas, seres transcendentais que tecem o destino de tudo que é vivo.
Nossa Senhora do Desterro é um conto poderoso sobre heranças, violência contra a mulher e ciclos que se repetem ao infinito, perpetuando verdades patriarcais que desmerecem a figura do feminino em sua contraparte do existir. É uma história sobre o peso de ser mulher em um universo de homens — um fardo insustentável para aqueles que não conseguem despertar de suas certezas pétreas, seus olhares míopes e sua deturpação do que é o desejo.