Temporada Orquestral: Formação de Cordas da OFiC - Metamorfoses II

Temporada Orquestral: Formação de Cordas da OFiC - Metamorfoses II - dia 15 de maio de 2025 em Florianópolis/SC.
A Formação de Cordas da Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC) volta ao palco do Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) para mais uma apresentação da Série "Temporada Orquestral: Metamorfoses". Dando seguimento à série que foi iniciada em março, a OFiC apresenta a segunda parte, denominada "Metamorfoses II - Origens", que continuará a promover o diálogo entre a música, artes visuais e literatura.
A metamorfose encapsula dentro de si múltiplos significados, desde a transformação relacionada ao processo biológico humano, até a busca metafísica pela essência do indivíduo. Neste segundo programa da série, a transformação continua sendo o tema central, mas dessa vez lançando luz sobre as mutações de ordem natural, onde a natureza, com os seus fenômenos mais puros, nos revela que a origem de tudo está na essência da vida natural que nos permeia.
No programa, uma das suítes mais emblemáticas da música inglesa, "Sea Sketches" ou "Esquetes do Mar", em tradução livre para o português, da compositora Grace Williams. Um verdadeiro panorama musical visual da vida marinha e de todos os seus magníficos fenômenos naturais. A narrativa musical nos leva a apreciar desde passeios tranquilos de barco pelo mar, até a sensualidade das sereias que fascinam e selam o destino da vida daqueles que se deparam com o seus irresistíveis cantos. Seguindo, a OFiC, com seus solistas de violino, farão um compêndio das celebradas "Quatro Estações" do compositor italiano Vivaldi e das "Estações Portenhas" do revolucionário argentino Piazzolla. Para maximizar a experiência musical da plateia, serão intercalados poemas originais escritos pelo próprio Vivaldi para os seus Concertos para Violino, juntamente com textos do escritor argentino Jorge Luis Borges, aficionado pelo estilo musical do tango. Também serão projetadas telas do pintor inglês William Turner, que soube traduzir na sua pintura as nuances peculiares da natureza inglesa, em especial as paisagens marinhas.
Enfim, é no ato amplo da criação, unindo a obra musical, literária e pictórica, todas em diálogo e conexão com a performance artística, que o processo de transformação artística é atingido na sua plenitude. Mais que uma realidade limitada do microcosmo, esse processo de transmutação e metamorfose, alcança tamanho e dinamismo incomparáveis quando produzidos em corrente. Para além da esfera musical, se buscamos uma experiência artística reveladora, ela só se dá através do diálogo complementar, onde as diferentes formas de arte congruem, aproximando a literatura e as artes visuais da música. É isso também que tentamos construir neste programa: uma narrativa musical completa.
A verdadeira transmutação é aquela que surge dentro de cada um de nós: a metamorfose das vibrações! E ela começa no processo de escuta, na nossa vontade de vibrar em harmonia.
PROGRAMA
Grace Williams: “Sea Sketches”
Antonio Vivaldi: "Outono", "Inverno" e "Verão" das “Quatro Estações”
Astor Piazzolla: "Verão" e "Outono" das “Estações Portenhas”
Informações
- Nome do Evento: Temporada Orquestral: Formação de Cordas da OFiC - Metamorfoses II
- Data: 15/05/2025
- Horário de Abertura: 20:00
- Horário de término: 21:30
- Local: Teatro Álvaro de Carvalho
- Classificação: Livre
Localização
Teatro Álvaro de Carvalho
R. Mal. Guilherme, 26 - Centro - Florianópolis/SC - CEP 88015-000